Pesquisar este blog

21 de maio de 2010

A Ficha Limpa, é apenas o começo...

Olá internautas!
O avanço da ética na política, ocorre de forma lenta. Justamente, porque o povo espera que os políticos que lhe representa, sejam honestos e sigam o caminho do bem comum. No entanto, esses indivíduos saem do meio do povo, mais especificamente de quem os elegeu. E no meio desse povo .... eu, você, ele(a), nós, vós e eles(as), votam neles(as) E às vezes, para que eles tenham o nosso voto, exige-se os mais variados tipos de chantagens,como um xixo, dinheirinho, favorzinho, litros de gasolina, me livra dessa... enfim, tantas outras. Isso, é apenas o topo desse imenso Iceberg, que esconde muitas facetas da nossa sociedade e de muitos de nossos políticos.E quem presta atenção nisso, logo percebe que o nosso país está contaminado de maus costumes e exemplos.
Mas, nem tudo está perdido, pois no meio de tantas pessoas corruptas, sempre surgem as iluminadas e dispostas a combater esse perverso sistema.
Um exemplo é o projeto de iniciativa popular - ficha limpa - aprovada recentemente pelo Congresso Nacional e que será sancionada pelo presidente LULA. Esse projeto é uma luta dos movimentos sociais, de igrejas e diversas entidades, onde expressa o desejo popular para as mudanças estruturais na política brasileira, como o impedimento da candidatura dos políticos condenados pela justiça por crimes dos mais variados tipos.
Por isso, precisamos urgentemente de uma reforma política, que vá além da ficha limpa.
Precisamos de um financiamento público de campanha, para evitar o caixa dois com doações de recursos de pessoas ou empresas suspeitas de crimes, dos mais variados tipos imagináveis.
Precisamos da fidelidade partidária, pois o candidato, tem que ter idéias e compromissos sociais que se identifiquem com o estatuto e o plano de governo daquele grupo e partido político. Assim, evitaremos o troca-troca de partidos, apenas com o oportunismo visando ao seu interesse ,deixando de lado, o interesse coletivo. Se o político eleito, não for fiel ao partido, o mesmo deveria ser punido com a cassação do mandato, amparado por lei.
Vejam! A ética na política, passa pela mudança da sociedade, pois, os nossos governantes, são homens e mulheres escolhidos entre nós. Por isso, não basta apenas criticar a corrupção da política, pois existem tantos tipos de corrupções em nossa sociedade. Temos que olhar para dentro de nós mesmos e mudar nossas atitudes, para que a sociedade mude.
Aí sim, a ficha limpa valerá a pena na política e na sociedade.
Professor Celestino Glaab

3 comentários:

  1. o que adiantara ver se os politicos tem ficha limpa se um .... mesmo estando preso tenta se candidatar mesmo se o krinha (candidato) tem a ficha limpa mas o que garante q ele naum faça nada de errado após eleito .... sempre ficaremos esperando que algum politico que "preste" seja eleito pois mesmo achando que determinado krinha é o certo para reger nosso país como teremos certeza ? é uma duvida que persistirá por toda a eternidade ...pois ninguem colocará a mão no fogo por uma classe "...de aproveitadores.." pois aproveitam a boa indole do eleitorado em confiar em alguns politicos corruptos que nos retribuem com roubos desvio de verbas ...entre outras coisas mais .... td bem que cada um tem opinião diferentes , pois é mais facil encontar uma nota de 23 reais do que achar politicos totalmente confiaveis que não tenham falsas intensões que na verdade querem se aproveitar de nosso dinhero.....( quem vos escreve é um cidadão indignado como é regido nosso país ....lembre... uma mão lava a outra e com as duas eu tomo banho .. uma só não consegue fazer todo o trabalho então ajude o outro para que ele consiga realizar sua tarefa e quando vc precisar de ajuda tenha com quem contar .blz

    ResponderExcluir
  2. a eleição nada mais é que uma faxada onde o povo "pensa" que está fazendo algo pra melhorar seu país mas ....nós somos ventrilocos em um grande teatro onde um ventriloquista nos comanda ... mesmo nós axando que temos autonomia...ou que nós que mandamos nesse país ou pelo menos nos politicos....nós pagamos impostos ... e ainda trabalhamos para o governo...e o q recebemos em troca??? nads.. estamos a ver navios na busca pela sobrevivencia.... nós axamos que fazemos a difernça mas só seguimos ordens e sempre foi assim ....se de um lado nós ganhamos os "alguns politicos" ganham muito mais
    valeu... kda um faça o que quiser com seu voto... mas naum se iluda ...pela falsa idéia de que vc pode mudar seu pais atraves da politica ou por intermédio de alguns politicos..... kk ,,,,muito obrigado pelo espaço sedido... e naum pense que uso seu espaço para denigrir nosso pais mas sim para dar um alerta a todos valeu..

    ResponderExcluir
  3. Mas, será que a corrupção está somente na classe política? E o que dizer de outros setores corruptos da nossa sociedade, quando se frauda uma prova com a cola, a propina do guarda,a sonegação de impostos e tantos outros? É um problema somente de alguns políticos ou uma mazela presente em nossa sociedade que precisa ser combatida?

    ResponderExcluir

Leia e comente a favor ou contra o artigo publicado. Se contrariar no seu comentário, não use palavras de ofensa. Respeite as pessoas.
Obrigado e viva a democracia!
Celestino

Obrigado pela visita!

Participe e faça o seu comentário!