Pesquisar este blog

8 de novembro de 2011

Regionalizações do Brasil e de SC


IBGE 1999
Pesquise, analise os mapas:Divisão Regional do Brasil (IBGE)


Fonte: IBGE





Atividade 1 No caderno
1) Em 1941 e 1945, o IBGE fez duas Divisões Regionais do Brasil com o critério de região natural. Em 1969, o IBGE elaborou uma nova Divisão Regional do Brasil, adotando o critério de regiões homogêneas. Explique a diferença dos critérios de região natural e regiões homogêneas.

2)Compare as Divisões Regionais do Brasil(IBGE) de 1945 e 1969 e cite duas modificações ocorridas.

3) Compare a Divisão Regional do Brasil de 1969 com a de 1988, após a aprovação da Constituição Federal. Quais mudanças ocorreram?




4)Compare os mapas: Divisão Regional do Brasil(IBGE) e o do " Os Três Complexos Regionais do Brasil"(GEIGER). Identifique três diferenças do último.

5) Diferencie os critérios usados pela Divisão Regional do Brasil de 1969(IBGE)  com o da divisão Os Grandes Complexos Regionais do Brasil de 1967 do geógrafo Pedro Pinchas Geiger.







6)Qual é o principal critério definidor da regionalização:" Meio Técnico-Científico-Informacional e as Regiões do Brasil"(1999) dos  Geógrafos Milton Santos e Maria Laura Silveira?


7) Explique os "quatro Brasis": Região Amazônica, Região Nordeste, Região Centro-Oeste e Região Concentrada da regionalização do Brasil em Meio Técnico-Científico-Informacional

Atividade 2 - Assistir o Vídeo

Atividade 3 - em grupo(5),  produzir um vídeo retratando aspectos econômicos, sociais, políticos e naturais das regiões: Norte, Sul, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste(IBGE) e apresentar.



                                          Regionalização de Santa Catarina

Atividade 4 - 
8) Identifique as regiões e as principais cidades de cada região.



Um comentário:

  1. Lucas e Rafael da sétima 3
    Nós achamos muito legal porque fala sobre a independencia do Brasil, Dom Pedro 1,A familia real de Dom Pedro e conta a história do começo do Brasil isso é muito interessante para os jovens saber do começo de seu país.

    ResponderExcluir

Leia e comente a favor ou contra o artigo publicado. Se contrariar no seu comentário, não use palavras de ofensa. Respeite as pessoas.
Obrigado e viva a democracia!
Celestino

Obrigado pela visita!

Participe e faça o seu comentário!