Pesquisar este blog

24 de setembro de 2011

Aumentar ou diminuir o número de Vereadores?

Para  muita gente, parece que não permitindo o aumento do número de vereadores é o correto e a solução para o legislativo municipal. Já para outros, o correto é aumentar a quantia de vereadores nos municípios, para ter mais representatividade.
Se a solução para o problema da corrupção de muitos vereadores fosse apenas aumentar ou diminuir o número entre eles, então o problema estaria muito fácil de resolver.
Mas o problema vai muito além de ter muitos ou poucos vereadores. Precisamos ter um olhar mais atento em quem votar e nas atitudes dos vereadores eleitos, quando no cumprimento do mandato.
O sujeito eleito tem compromisso com as causas populares?
O vereador eleito, no qual você votou, tem escrúpulo? Ou troca de idéia e partido conforma a ocasião?
Ele vota com a sua consciência ou de acordo com os interesses de algum grupo? Ou simplesmente vota a favor do que manda o executivo? Como é a postura do vereador que você elegeu? Você sabe quanto é gasto em diárias e sessão extraordinária nas Câmaras?
Quando a gente responder a todas essas questões que nos remetem a ética na política, então poderemos opinar se deve aumentar ou diminuir o número de vereadores.
É uma pena, que muita gente faz campanha pra simplesmente diminuir o número de vereadores e não chama a sociedade pro debate das questões tão relevantes no mundo da política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia e comente a favor ou contra o artigo publicado. Se contrariar no seu comentário, não use palavras de ofensa. Respeite as pessoas.
Obrigado e viva a democracia!
Celestino

Obrigado pela visita!

Participe e faça o seu comentário!