Pesquisar este blog

10 de janeiro de 2013

A Ética na Política e na Sociedade

Olá amigos(as)!
     Como é bonito quando a gente escuta que o fulano(a) é honesto, desempenha bem o seu trabalho enquanto profissional, não compra voto do eleitor, faz uma campanha sem xixo e gasolina pra conquistar os votos, baseado em propostas e planos para um governo popular,faz o que diz para manter a sua coerência, sabe dizer sim e não quando é preciso, denuncia o errado e não aceita as injustiças, por mais que tenha perseguições, é uma pessoa de ideal e de luta por um mundo mais justo e humano, sabe se posicionar firme através do diálogo, sem ser submisso,subalterno ou superior.
Essas e tantas outras atitudes corretas fazem parte de uma pessoa ética.
     E como é difícil encontrar pessoas éticas nessa sociedade em que o egoísmo,  o ter dinheiro, o conseguir o poder  e o status as vezes a qualquer custo, são os principais objetivos de muitos.
Quando ocorre isso, o ser deixa de ser gente e pessoa, passa para um animal, porque a lei da selva é que vale, ou seja, o maior come o menor, o poder do maior e do status domina e explora os desprovidos de bens financeiros e do poder  político.
     Ter a ética em nossa sociedade capitalista, é um dever de todos, mas poucos a tem. Porque para tê-la, é necessário ter o compromisso com a justiça, o povo, com os ideais e a práxis da ação.
Eu sempre digo nas minhas campanhas e na sala de aula, que prefiro perder uma eleição do que perder a minha dignidade, porque o meu respeito, o caráter é parte da minha dignidade e isso não está a venda nunca pois é de valor imensurável.
     Agora, para muitos, o importante é ganhar uma eleição e a dignidade, a  ética ... se foi há muito tempo.
Claro que ganhar uma eleição é bom, mas com a honestidade, dignidade ou seja com a  ética. Porque daí sim, valerá a pena governar para melhorar os serviços públicos à população e os interesses mesquinhos ficam de lado.
     Que nunca falte a ética na política e na sociedade! Isso começa lá na nossa casa, escola, empresa, no partido político e no governo!
Um abraço!
Celestino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia e comente a favor ou contra o artigo publicado. Se contrariar no seu comentário, não use palavras de ofensa. Respeite as pessoas.
Obrigado e viva a democracia!
Celestino

Obrigado pela visita!

Participe e faça o seu comentário!