Pesquisar este blog

21 de maio de 2010

A Ficha Limpa, é apenas o começo...

Olá internautas!
O avanço da ética na política, ocorre de forma lenta. Justamente, porque o povo espera que os políticos que lhe representa, sejam honestos e sigam o caminho do bem comum. No entanto, esses indivíduos saem do meio do povo, mais especificamente de quem os elegeu. E no meio desse povo .... eu, você, ele(a), nós, vós e eles(as), votam neles(as) E às vezes, para que eles tenham o nosso voto, exige-se os mais variados tipos de chantagens,como um xixo, dinheirinho, favorzinho, litros de gasolina, me livra dessa... enfim, tantas outras. Isso, é apenas o topo desse imenso Iceberg, que esconde muitas facetas da nossa sociedade e de muitos de nossos políticos.E quem presta atenção nisso, logo percebe que o nosso país está contaminado de maus costumes e exemplos.
Mas, nem tudo está perdido, pois no meio de tantas pessoas corruptas, sempre surgem as iluminadas e dispostas a combater esse perverso sistema.
Um exemplo é o projeto de iniciativa popular - ficha limpa - aprovada recentemente pelo Congresso Nacional e que será sancionada pelo presidente LULA. Esse projeto é uma luta dos movimentos sociais, de igrejas e diversas entidades, onde expressa o desejo popular para as mudanças estruturais na política brasileira, como o impedimento da candidatura dos políticos condenados pela justiça por crimes dos mais variados tipos.
Por isso, precisamos urgentemente de uma reforma política, que vá além da ficha limpa.
Precisamos de um financiamento público de campanha, para evitar o caixa dois com doações de recursos de pessoas ou empresas suspeitas de crimes, dos mais variados tipos imagináveis.
Precisamos da fidelidade partidária, pois o candidato, tem que ter idéias e compromissos sociais que se identifiquem com o estatuto e o plano de governo daquele grupo e partido político. Assim, evitaremos o troca-troca de partidos, apenas com o oportunismo visando ao seu interesse ,deixando de lado, o interesse coletivo. Se o político eleito, não for fiel ao partido, o mesmo deveria ser punido com a cassação do mandato, amparado por lei.
Vejam! A ética na política, passa pela mudança da sociedade, pois, os nossos governantes, são homens e mulheres escolhidos entre nós. Por isso, não basta apenas criticar a corrupção da política, pois existem tantos tipos de corrupções em nossa sociedade. Temos que olhar para dentro de nós mesmos e mudar nossas atitudes, para que a sociedade mude.
Aí sim, a ficha limpa valerá a pena na política e na sociedade.
Professor Celestino Glaab

11 de abril de 2010

A importância da política e de sua leitura




Olá!
Ao lado, estou publicando(com autorização) o artigo: Luis Inácio Lula da Silva- O filho do
Brasil -
escrito por uma das minhas alunas de uma das 3ª séries do Ensino Médio, da E.E.B.Cel. Cid Gonzaga em Porto União- SC.
Acho oportuno essa publicação, não propriamente pela sua defesa em favor do governo LULA, mas sim, pela sua capacidade de leitura,análise da conjuntura e argumentos consistentes.Esse artigo, demonstra a sua leitura da política do atual governo brasileiro.
A política, é um assunto de extrema relevância, pois a maioria dos jovens, pelo menos da sua idade, não tem essa leitura, discernimento e argumentação. Que bom e tomara que cada vez, mais jovens se interessem pela política, seja pela opinião a favor ou contra este ou aquele candidato ou governante. Precisamos estar ligados à política, aos políticos e principalmente aos candidatos, pois a política de um governo, sendo mau ou boa, é quem decide muitas coisas que dizem respeito a nossa vida, como o salário, a educação, saúde, moradia, emprego, agricultura,etc. Portanto, nesse ano, a partir de agora, fique de olho nos candidatos a presidente, governador, deputado e senador. Conheça o seu partido político, seus planos, suas idéias e seu grupo. Para os políticos neoliberais, cartão vermelho pra eles nessas eleições!
Para ler o artigo da jovem Sandra Delvoss, clique nos documentos escaneados, aumente as letras do texto e boa leitura.

4 de abril de 2010

O Subdesenvolvimento de ontem e o de hoje

Olá! Quando nos referimos aos países subdesenvolvidos,temos que fazer algumas reflexões para que possamos entendê-los. Vamos lá. Os países subdesenvolvidos apresentam muitas características, vou destacar algumas: grandes desigualdades sociais; dependência econômica e tecnológica em relação aos países desenvolvidos; o comércio internacional da maioria desses países é desfavorável, pois produzem e vendem matérias-primas - o que tem pouco valor no mercado;poucos desse grupo de países são industrializados. E as causas do subdesenvolvimento? Quando começou o subdesenvolvimento? A origem de subdesenvolvimento começou na relação metrópole x colônia, na época da colonização de exploração- mão-de-obra escrava, exploração de recursos da colônia e exportação para a metrópole- nos séculos XV,XVI e XVII. Hoje, as causas do subdesenvolvimento ocorrem nas relações políticas e econômicas entre os países desenvolvidos e subdesenvolvidos, nas mais variadas formas: comércio internacional, a implantação de empresas multinacionais nos países subdesenvolvidos para aumentar os seus lucros, políticas submissas ao FMI e empréstimos de recursos do Banco Mundial aos países com dificuldades financeiras ou em crises.Ou seja, a forma de dominação e exploração mudou e ficou mais sofisticada.
Mas, apesar da maioria dos 196 países existentes no mundo,serem subdesenvolvidos, muitos desses apresentam diferenças nas suas economias e no IDH. Sabe por que?
Existe o grupo dos países subdesenvolvidos industrializados(Ex. Brasil, México, Argentina, África do Sul,etc), hoje chamados de emergentes,pois após a 2ª Guerra Mundial, começaram a substituir as importações,promoveram a sua industrialização e muitas indústrias multinacionais se instalaram em seus territórios. Essas empresas foram para os países subdesenvolvidos industrializados, porque esse grupo de países apresentavam grandes vantagens: matéria-prima, mercado consumidor, mão-de-obra barata e qualificada, isenção de impostos. O Índice de Desenvolvimento Humano medido pela ONU, nesse grupo de países,fica no nível médio, quer dizer, está com um desenvolvimento humano médio.Ou seja,o Brasil, como país integrante desse grupo, ainda não é um país desenvolvido, tem muitos desafios a superar, principalmente em relação a desigualdade social. Mas,o Brasil avançou bastante nos últimos anos, principalmente com a descoberta do biodiesel, pré-sal e a superação da grande crise econômica de 2009. E segundo previsões do FMI e da imprensa internacional, em 2015, o Brasil deverá ser a 5ªeconomia mundial. Já estamos com o IDH acima de 0,800 o que reflete uma melhoria significativa na qualidade de vida da população brasileira nos últimos anos.
Hoje,uma das formas de dependências dos países subdesenvolvidos em relação aos desenvolvidos, são identificadas na dependência econômica em relação às empresas multinacionais, oriundas desse grupo de países, pois a maioria da tecnologia de ponta(produtos) que se compra, são tecnologias dessas empresas. É o carro,telefone, computador, os remédios, alimentos, roupas,calçados,agrotóxicos, etc.
Também encontramos muitos partidos políticos, ora representados por governos neoliberais nos países subdesenvolvidos, que seguem a risca a politica do FMI e do Banco Mundial, órgãos representados pelas potências econômicas.E nessa política submissa,entre tantos, destaco dois pontos que são ruins à sociedade: primeiro a privatização de empresas públicas - isso é um crime contra a nação, pois entrega o patrimônio público ao capital, na maioria das vezes, estrangeiro. E as vezes, junto com a empresa privatizada vão muitos recursos naturais não renováveis.
O segundo ponto, é a diminuição dos direitos trabalhistas através da flexibilização das leis trabalhistas - é a diminuição de exigências legais do patrão em relação ao empregado. Tudo isso com objetivo o lucro da empresa.
Fiquem atentos aos candidatos de partidos conservadores que defendem as políticas neoliberais no Brasil.Pois tem muitos candidatos à deputados, senadores, governadores, presidente , prefeitos e vereadores que defendem a melhoria da saúde, educação, mais emprego,moradia e entre tantas coisas.Mas depois de eleitos, estão a serviço do capital através da política das privatizações, reformas trabalhistas, entre outras.
Cartão vermelho neles. Questões para refletir: 1) Identifique os itens em que o Brasil avançou nos últimos anos e alguns que precisa melhorar e comente-os. 2) Identifique algumas políticas neoliberais que ocorreram no Brasil. Qual é a sua opinião sobre isso? 3) Comente sobre algumas formas de dependência que temos no Brasil. 4) Apesar do Brasil ser um país subdesenvolvido, ele pertence ao grupo dos emergentes. Em poucas palavras, o que isso diferencia dos demais subdesenvolvidos?

17 de março de 2010

Manifesto dos(as) profissionais do magistério Estadual e Municipal de SC e Pr em Porto União pelo Piso Nacional

Porto União, 16 de março de 2010.
Olá companheiros(as) de luta!
Agradecemos a todos que se envolveram na divulgação para que o ato acontecesse. Vale destacar o apoio da imprensa local na divulgação das nossas reivindicações.
A melhoria da educação pública passa pela luta de todos.
O nosso muito obrigado e a luta continua!
Professor Celestino Glaab - Conselheiro Estadual do Sinte - regional Canoinhas














































































































14 de março de 2010

Piso Nacional do Magistério - Lei 11.738/08

Olá internautas!
No dia 16/03/2010 - próxima terça-feira, estarão ocorrendo várias manifestações do magistério público estadual e municipal em todo o Brasil, exigindo o cumprimento da lei 11.738/08.
A referida lei foi sancionada pelo presidente Lula em 16 de julho de 2008, após 16 meses de intenso debate, audiências, lutas de companheiros(as) e finalmente aprovada no Congresso Nacional.
Infelizmente a maioria dos estados e municípios não estão cumprindo a lei, por isso justifica-se a paralização e os manifestos em todo o Brasil.
A partir de janeiro de 2010, todos os estados e municípios deveriam cumprir a lei na integra.
No entanto os governos do RS, SC, PR, MT e CE entraram com uma ADIN no STF, questionando a constitucionalidade do Piso Nacional do Magistério, que na época da sanção presidencial, seria de R$ 950,00 - 40 horas semanais- com formação inicial de magistério(ensino médio).
Se compararmos o piso do magistério de que trata a referida lei às demais categorias de nível superior, veremos uma discrepância, pois, a injustiça com o magistério é muito grande.
Esse piso não é o ideal, mas já é um bom começo para amenizar um pouco as diferenças.
Alguns governantes dizem que não podem pagar o Piso e 33% de hora-atividade(tempo para o professor preparar aulas, corrigir provas, pesquisas, estudos, etc.).
Mas, isso não passa de um blá blá blá, pois o estado do Sergipe tem menos recursos que os estados reclamantes e está pagando o piso do magistério. Ainda mais, se o estado ou município não conseguir pagar o piso, o Mec - governo federal- garante esse pagamento, complementando o que for necessário. Só que tem um porém. Se o governo federal complementar o pagamento do piso para estados e municípios, a União irá dizer como gastar os recursos da educação via auditoria.
Nesse ano de 2010, ano de eleições para presidente, governadores e deputados, todos os candidatos tem o discurso:a educação será prioridade no meu governo.
Mas no final, sobram poucos os que unem o discurso à prática.
Uma educação com qualidade, passa pela valorização do magistério, pois , formação continuada e plano de cargos e salários têm que andar juntos.
Profº Celestino Glaab

12 de março de 2010

Enchentes em União da Vitória e Porto União

Olá internautas!
Quem mora em União da Vitória(PR) ,Porto União(SC) e região, lembra das grandes enchentes do rio Iguaçú. Estou falando das cheias de 1983 e 1992.
Em 1983, eu ainda era menino e morava no interior de Porto Vitória(PR) - município distante a 25 km aproximadamente de União da Vitória. Mas, lembro muito bem da enchente de 1983(naquele momento estava com 11 anos),dos deslizamentos, estradas interrompidas, enfim da situação de calamidade provocada pelo elevado índice pluviométrico que caiu sobre a nossa região.
Na cheias de 1992, eu já morava em União da Vitória, dividia a casa com amigos, irmãos - a dita república - trabalhava duro como operário durante o dia e à noite cursava Geografia na FAFi. Fui um dos moradores dessa cidade que vivenciou o fenômeno das cheias e o transtorno de fazer a mudança de casa.
Vale a pena recordar esses fatos,para manter a nossa memória e refletir sobre a ocupação do espaço urbano das cidades gêmeas - União da Vitória e Porto União - observar como o poder público age em relação a lei de uso e ocupação do espaço urbano nas áreas de risco.
Hoje, passados 27 anos da grande enchente, uma pergunta de reflexão: "Atualmente existem políticas municipais, estaduais e federais para o planejamento urbano e uma reurbanização das cidades gêmeas, especificamente para as pessoas que vivem em áreas de risco( abaixo da cota 746, encostas, áreas de preservação)?
Abraço!
Celestino

28 de fevereiro de 2010

Ler o mundo do Contestado

Através desse meio , pretendo contribuir com a socialização das informações, opiniões, vídeos, fotos e notícias que fluem no mundo virtual, um reflexo do real. Esse mundo às vezes antagônico, porque nos aproxima e distancia, é o espaço produzido e vivido pelo homem.
Precisamos estar conectados ao mundo virtual e real dos fatos políticos, econômicos e sociais, pois esse nosso espaço está em constante transformação. E a transformação ocorrem nas lutas, relações sociais e disputas de classes.
Para começar, por que não saber um pouco mais sobre o espaço de luta pela terra no conflito O Contestado
Celestino Glaab - Professor pós-graduado em Geografia Humana: Urbana e Ambiental

Obrigado pela visita!

Participe e faça o seu comentário!