Olá! Quando nos referimos aos países subdesenvolvidos,temos que fazer algumas reflexões para que possamos entendê-los. Vamos lá. Os países subdesenvolvidos apresentam muitas características, vou destacar algumas: grandes desigualdades sociais; dependência econômica e tecnológica em relação aos países desenvolvidos; o comércio internacional da maioria desses países é desfavorável, pois produzem e vendem matérias-primas - o que tem pouco valor no mercado;poucos desse grupo de países são industrializados. E as causas do subdesenvolvimento? Quando começou o subdesenvolvimento? A origem de subdesenvolvimento começou na relação metrópole x colônia, na época da colonização de exploração- mão-de-obra escrava, exploração de recursos da colônia e exportação para a metrópole- nos séculos XV,XVI e XVII. Hoje, as causas do subdesenvolvimento ocorrem nas relações políticas e econômicas entre os países desenvolvidos e subdesenvolvidos, nas mais variadas formas: comércio internacional, a implantação de empresas multinacionais nos países subdesenvolvidos para aumentar os seus lucros, políticas submissas ao FMI e empréstimos de recursos do Banco Mundial aos países com dificuldades financeiras ou em crises.Ou seja, a forma de dominação e exploração mudou e ficou mais sofisticada.
Mas, apesar da maioria dos 196 países existentes no mundo,serem subdesenvolvidos, muitos desses apresentam diferenças nas suas economias e no IDH. Sabe por que?
Existe o grupo dos países subdesenvolvidos industrializados(Ex. Brasil, México, Argentina, África do Sul,etc), hoje chamados de emergentes,pois após a 2ª Guerra Mundial, começaram a substituir as importações,promoveram a sua industrialização e muitas indústrias multinacionais se instalaram em seus territórios. Essas empresas foram para os países subdesenvolvidos industrializados, porque esse grupo de países apresentavam grandes vantagens: matéria-prima, mercado consumidor, mão-de-obra barata e qualificada, isenção de impostos. O Índice de Desenvolvimento Humano medido pela ONU, nesse grupo de países,fica no nível médio, quer dizer, está com um desenvolvimento humano médio.Ou seja,o Brasil, como país integrante desse grupo, ainda não é um país desenvolvido, tem muitos desafios a superar, principalmente em relação a desigualdade social. Mas,o Brasil avançou bastante nos últimos anos, principalmente com a descoberta do biodiesel, pré-sal e a superação da grande crise econômica de 2009. E segundo previsões do FMI e da imprensa internacional, em 2015, o Brasil deverá ser a 5ªeconomia mundial. Já estamos com o IDH acima de 0,800 o que reflete uma melhoria significativa na qualidade de vida da população brasileira nos últimos anos.
Hoje,uma das formas de dependências dos países subdesenvolvidos em relação aos desenvolvidos, são identificadas na dependência econômica em relação às empresas multinacionais, oriundas desse grupo de países, pois a maioria da tecnologia de ponta(produtos) que se compra, são tecnologias dessas empresas. É o carro,telefone, computador, os remédios, alimentos, roupas,calçados,agrotóxicos, etc.
Também encontramos muitos partidos políticos, ora representados por governos neoliberais nos países subdesenvolvidos, que seguem a risca a politica do FMI e do Banco Mundial, órgãos representados pelas potências econômicas.E nessa política submissa,entre tantos, destaco dois pontos que são ruins à sociedade: primeiro a privatização de empresas públicas - isso é um crime contra a nação, pois entrega o patrimônio público ao capital, na maioria das vezes, estrangeiro. E as vezes, junto com a empresa privatizada vão muitos recursos naturais não renováveis.
O segundo ponto, é a diminuição dos direitos trabalhistas através da flexibilização das leis trabalhistas - é a diminuição de exigências legais do patrão em relação ao empregado. Tudo isso com objetivo o lucro da empresa.
Fiquem atentos aos candidatos de partidos conservadores que defendem as políticas neoliberais no Brasil.Pois tem muitos candidatos à deputados, senadores, governadores, presidente , prefeitos e vereadores que defendem a melhoria da saúde, educação, mais emprego,moradia e entre tantas coisas.Mas depois de eleitos, estão a serviço do capital através da política das privatizações, reformas trabalhistas, entre outras.
Cartão vermelho neles.
Questões para refletir: 1) Identifique os itens em que o Brasil avançou nos últimos anos e alguns que precisa melhorar e comente-os. 2) Identifique algumas políticas neoliberais que ocorreram no Brasil. Qual é a sua opinião sobre isso? 3) Comente sobre algumas formas de dependência que temos no Brasil. 4) Apesar do Brasil ser um país subdesenvolvido, ele pertence ao grupo dos emergentes. Em poucas palavras, o que isso diferencia dos demais subdesenvolvidos?