Pesquisar este blog

9 de maio de 2013

As Lutas contra a Reenturmação em Porto União.

Olá Amigos(as)!
     No dia 02 de  maio, quinta feira, o Sinte com os  alunos do Ensino Médio da Escola Cid Gonzaga em Porto União, um grupo de  professores(as) e pedagogas, fizeram uma reunião com os pais dos alunos(as) das 1ª Séries do Ensino Médio para fazer uma Representação Escrita ao Ministério Público da Comarca de Porto União, denunciando os atos de ilegalidades cometidos pela SED-SC e GERED de Canoinhas em fechar turmas e não respeitar a lei 170/98 quanto a metragem da sala e  a capacidade de alunos, além dos problemas pedagógicos que tem causado.  
     Seguindo a luta do movimento, no dia 06 de maio, ocorreu  um grande manifesto em frente a Escola, com os alunos do Ensino Médio, a UNE,  o SINTE, os  profissionais da educação e representantes de pais. Depois o movimento ganhou as ruas indo até a Prefeitura para pedir o apoio do Prefeito contra a política do governo de SC, chamada de Reenturmação e salas superlotadas. 
     Prosseguindo na terça feira dia 07 de maio, foi a vez do movimento se manifestar na Câmara de Vereadores, com o apoio do Grêmio Estudantil da Escola Germano Wagenfuhr, pedindo o apoio do Legislativo Municipal a causa . 
     Com luta do movimento e o apoio da opinião pública, conseguimos uma vitória parcial, pois a turma do Ensino Médio fechada recentemente no Cid, voltará no dia 13 de maio. 
     A luta continua para que o governo Colombo desista da reenturmação, que reabram as turmas fechadas nas outras escolas de Porto União e de todo o Estado.
     Ainda, esperamos que o MP de Porto União, na luz da lei 170/98, manisfeste-se  contra essa reenturmação proposta pelo governo, a exemplo do que já ocorreu em Criciúma e Blumenau.
Se o governo de SC pretende reduzir os gastos com o funcionalismo, que feche de uma vez as 36 SDRs, pois são cargos políticos e de confiança, que gastam milhões e milhões de reais no ano. Não é reduzindo as turmas e superlotando as salas de aula, destruindo a carreira do magistério e descumprindo os 33% de hora-atividade que melhora a educação pública.
     Parabéns aos pais, alunos, professores(as), Une e ao Sinte pela bonita luta pela educação de qualidade.
Um grande abraço e a luta continua!
Professor Celestino Glaab

3 de maio de 2013

Fwd: Convocação para Marcha dos Catarinenses e Ato contra Reenturmação - 08/05/2013



-

O SINTE/SC convoca o Magistério, Pais e Alunos

 

Para juntos, participarmos da Marcha dos Catarinenses, dia 08 de maio, às 14 horas. Um encontro da classe trabalhadora e sociedade visando a mobilização de todos/as, para assegurar o acesso da população às políticas públicas na educação, saúde e segurança. Um dever do Estado, seja do âmbito federal, estadual ou municipal, garantido pela Constituição Federal. Em Santa Catarina os direitos sociais fundamentais garantidos constitucionalmente, não estão sendo cumpridos por parte do governo estadual.

A Educação Catarinense esta reprovada

Salas superlotadas, prédios em más condições de funcionamento e sem licenças legais, bibliotecas mal equipadas, falta de recursos tecnológicos e de suporte didático, gestão escolar marcada pelo assédio moral, profissionais desmotivados pelo não cumprimento da Lei do Piso Nacional do Magistério e abandono de políticas para a Educação do Campo. Este quadro nos mostra que o boletim escolar da educação em Santa Catarina está no vermelho...

Por isso chamamos os trabalhadores da educação, pais e alunos, para lutarem contra a REENTURMAÇÃO, prática imposta pelo Governo Colombo em todo o estado, sem a menor discussão com as comunidades escolares.

· O que vemos por todo o Estado é que o Governo quer amontoar as crianças e adolescentes nas salas de aula. Unindo turmas, trocando turnos, substituindo professores. Existem turmas com mais de 40 alunos em sala.

· Tudo isso trás grande prejuízo pedagógico e social, já que muda a rotina desses alunos e de seus pais, que trabalham e não tem com quem deixar seus filhos, para as crianças, prejudica em suas atividades já estabelecidas no contra turno escolar, além de atrapalhar em seu rendimento, visto a mudança de turma e de professor.

Diante deste caos instaurado em Santa Catarina, muitos alunos, pais e professores estão protestando e denunciando a prática ao Ministério Público. Denuncie você também, procure o SINTE/SC ou sua Regional.

Acesse nossa página: www.sinte-sc.org.br e saiba mais informações!

 

Vamos juntos com eles protestar contra a REENTURMAÇÃO em SC!

Traga seu filho, sua família, convide a sua comunidade escolar e venha para a IV Marcha dos Catarinenses, dia 08 de Maio, às 14 horas, em frente a ALESC. Um grande manifesto promovido pela CMS—Central dos Movimentos Sociais de SC e apoiado por mais de 50 entidades sindicais!

 

 


Obrigado pela visita!

Participe e faça o seu comentário!