Pesquisar este blog

1 de maio de 2011

O Trabalhador e o seu Valor

No dia 01 de maio, comemora-se o dia do trabalho e do trabalhador. Vale a gente refletir um pouco sobre a importância do trabalho em nossas vidas.
Afinal, qual é a função do trabalho?Por que trabalhar? O trabalho enobrece o homem? Por que as pessoas passam trabalhando a maior parte do tempo de suas vidas?
Quando o homem primitivo deixou de ser sedentário, começou a cultivar e a trabalhar para garantir o seu sustento e o da sua família. Até aí, tudo bem. Era uma necessidade para a sua sobrevivência.
Passados anos, com o surgimento de novas tecnologias e novas formas de organização social, desde a 1ª Revolução Industrial em 1750, mais precisamente na Inglaterra até os dias atuais, o trabalho tomou novas formas e novos significados para a nossa sociedade, pois a extrema exploração da mão de obra de quem não é dono dos meios de produção, é uma constante. Quem não é dono da fábrica, é obrigado a vender sua força de trabalho, assim para tentar sobreviver.
O trabalho além da função de prover o sustento, torna-se uma mercadoria explorada e competitiva. Ou seja, já o trabalho deixa a sua função principal do sustento, mas torna-se algo alheio aos operários, pois esses são submetidos a situações muitas vezes desumanas.
No começo da industrialização, o trabalho com crianças, mulheres e homens, era em média 16 horas por dia dentro de uma fábrica. Hoje, no Brasil, trabalha-se no mínimo, 44 horas semanais. Já se fala em projeto de lei para reduzir em 40 horas semanais. Será preciso muita mobilização e luta dos trabalhadores para essa conquista.
Em muitas situações de trabalho, não dá para dizer que o trabalho enobrece o homem e sim o empobrecimento do ser humano, pois as condições impostas ao trabalhador, impedem o sujeito de pensar, viver dignamente com sua família(alimento, saúde, educação, etc.),ter tempo pro lazer.
Qual é o valor do meu trabalho diante do que faço e recebo em salário hoje? Por que tantos trabalham muito e recebem pouco? E por que, alguns nem trabalham e recebem muito? Qual é a diferença de valor enquanto ser humano, você receber um salário mínimo por ser trabalhador de uma fábrica e um jogador, empresário, artista, apresentador de tv, receber mais de um milhão de reais por mês? Será que você é uma pessoa de menor valor que eles?
Você trabalhador(a), sabe qual é o seu valor diante do trabalho que faz?
Lutemos por um mundo de trabalho mais humano para todos!
Professor Celestino Glaab - especialista em Geografia Humana: urbana e ambiental.



4 comentários:

  1. Eu acho que todos deveriam trabalhar o mesmo tanto de horas semanalmentes,o que poderia ter era uma diferença de esforço e uma diferença de salário.Ah,e sbre o dia do trabalho do q adianta ser feriado se caiu num domingo!!!.
    Aluno:Almir Fernandes Winter 3ªEM

    ResponderExcluir
  2. O valor que um funcionário de uma fábrica tem hoje em dia por exemplo,é enquanto ele não faça algo que prejudique a impresa ele fica,mas se comete algum erro é demitido na hora.Com isso que o patrão esta preocupado,apenas com a sua empresa e não com o bem do funcionario,não quer saber se ele tem família para sustentar.
    As coisas aos poucos estão melhorando,com a criação de novas leis que ajudam o trabalhador a ter melhores condiçãoes de trabalho dentro da impresa.Trabalhando muito ganhando pouco é a realidade dos dias de hoje,artistas,jogadores ganham muito pois estão em foco na mídia,agradam a mutidões e por isso recebem grande valor até mesmo por esses funcionarios de frábricas.

    ResponderExcluir
  3. Lucas - Vagner - Luis9 de maio de 2011 às 20:59

    Enquanto ser humano, temos o mesmo valor, o que leva uma pessoa ter mais valor que a outra é o valor que a sociedade impõe a cada um de nós por seus próprios benefícios.
    Algumas pessoas sem ter qualificação adequada conseguem obter um valor salarial
    muito alto sobre outras pessoas, que não obtiveram ajuda ou apadrinhamento para chegar no alto patamar. Enquanto isso pessoas com grande qualificação, mas com famílias humildes não tem suas oportunidades semelhantes.
    Quanto o valor semelhante a todos a sociedade seria melhor.

    ResponderExcluir
  4. Alunos: Gabriel A. Bendlin / Marcos A. Fedechen / Raí Krzesik

    Série: 3°5 N
    Data: 09/05/2011

    Aqueles que são obrigados a "vender" sua mão de obra ganham relativamente pouco e são muito explorados, mesmo que seu trabalho contribua mais para a sociedade. Dado como exemplo: Policiais que regem pela nossa segurança, médicos que cuidam de nosssa saúde, entre outros. Mesmo assim estes citados anteriormente não ganham tão bem quanto um jogador de futebol ou um político do governo de seu país. O jogador de futebol não se compara a um médico que [b]salva uma vida[/b], e mesmo assim ganha um valor exorbitante se compararmos a importância de de ambos para a sociedade.

    ResponderExcluir

Leia e comente a favor ou contra o artigo publicado. Se contrariar no seu comentário, não use palavras de ofensa. Respeite as pessoas.
Obrigado e viva a democracia!
Celestino

Obrigado pela visita!

Participe e faça o seu comentário!