Pesquisar este blog

7 de janeiro de 2013

Uma Breve Análise Política de Porto União e União da Vitória nesse início de 2013

Olá amigos(as)!
     
     O ano de 2013 para as cidades gêmeas, coincidência ou não, inicia-se com os governos municipais comandados pelo Partido dos Trabalhadores no executivo.
A gestão de 2013 a 2016, é um momento único que poderá ter muitos progressos ou retrocessos, dependendo da capacidade de articulação política e autoridade que cada prefeito terá. 
Um dos fatores positivos, é que os governos das duas cidades podem contar com o apoio dos governos Estadual  e principalmente Federal, para buscarem os recursos, programas e projetos para as cidades.
Do ponto de vista político, acredito que em União da Vitória o poder Legislativo  está mais equilibrado na correlação de forças do ponto de vista de governo, pois o executivo conta com apoio da maioria dos vereadores, inclusive tem dois vereadores do PT. Já em Porto União, apesar da coligação do prefeito eleito ter feito a maioria dos vereadores e diz contar com o apoio deles, o PT não elegeu um vereador, o que muda a correlação de forças no Legislativo e Executivo. 
Um fato que se constata de início, é que o prefeito de União da Vitória distribuiu melhor o poder com o prestígio a todos os partidos da coligação, inclusive ao PT nas secretarias de Saúde, Educação, Administração, Ação Social, Chefia de Gabinete, além de  cargos no segundo e terceiro escalão.
Pelo que se percebe de início, em Porto União, a situação é bem diferente: o PT, partido do prefeito, tem pouco prestigio, ficaria apenas com o Chefe de Gabinete e  das nove secretarias, apenas com a Ação Social. Também ficaria com a Cultura que não tem status de secretaria, ainda o PT poderia ter uma vaga onde o suplente de vereador assumiria no legislativo em troca de uma secretaria para um vereador do PMDB, e alguns cargos de segundo e terceiro escalão. Ainda o DEM, ficaria com uma secretaria e o PMDB, com as Sete secretarias, ou seja, a maior parte do governo, do poder e do prestígio.
Esse que lhe escreve, foi candidato a vereador pelo PT em 2012 e jamais concordou com aquela coligação imposta na vereança, o que prejudicou muito o partido e os companheiros. E nunca concordarei com uma injusta divisão do poder no governo municipal, até porque os petistas foram uns dos que mais militaram na campanha e defenderam as propostas e o candidato na época, para melhorar os serviços públicos. 
Está na hora do prefeito de Porto União mostrar que tem a autoridade que a população lhe deu  e dividir em igual o número de secretarias municipais para o PT e o PMDB, além de prestigiar os outros partidos da coligação,de forma a  equilibrar o governo e o poder. Caso contrário, poderia ter muitas dificuldades em governar com o perigo da subordinação. 
A divisão do Poder de forma equilibrada para governar em benefício da população, Sim eu apoio, sou Petista
A entrega do poder e do governo com a imensa maioria das secretarias aos apadrinhados políticos que estão há muitos anos no poder local, assim concentrando o poder na mão de um grupo, Eu Não apoio!  
Mudanças já!
Atenciosamente,
Celestino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia e comente a favor ou contra o artigo publicado. Se contrariar no seu comentário, não use palavras de ofensa. Respeite as pessoas.
Obrigado e viva a democracia!
Celestino

Obrigado pela visita!

Participe e faça o seu comentário!